sexta-feira, 1 de abril de 2011

Sacramento da Crisma: dom e compromisso (exigências)


Devemos nos questionar com sinceridade: “porque quero receber o sacramento da crisma?” Obviamente, de um jovem consciente não se pode esperar uma resposta banal, como para fazer festa, tirar fotos, para cumprir um “compromisso social”, etc.
O sacramento da crisma é sim um dom de Deus, mas também tem suas exigências. E destas exigências é que trata este artigo.
A primeira exigência é que serei responsável pela minha fé, no âmbito pessoal e comunitário. Minha fé pessoal cresce e se sustenta a medida que eu a alimento, e ela somente pode ser alimentada com eficácia na vida em comunidade. Um outro compromisso relacionado a esta exigência é crescer na fé, sabendo que ninguém ama o que não conhece a missão de buscar conhecer agora se torna responsabilidade pessoal. Lembremos que não devemos ter atitudes passivas, de indiferença, e saber que a fé que não se sente é frágil, mas muito frágil é também a fé que não pensa.
Nosso Deus é um Deus comunitário, veja pela Santíssima Trindade, pela
comunidade com os apóstolos, na fundação da Igreja. Logo, uma segunda exigência é viver em comunidade.
Jesus pediu aos seus discípulos que se convertessem e acreditassem no Evangelho. Assim, seguir Jesus implica em “obedecer” a palavra do Evangelho.
Também como exigência/compromisso de crismado devo viver a missão. Missão de anunciar Jesus, o amor de Deus pela humanidade e pregar o Evangelho. Onde? Em casa, na família, na escola, na faculdade, no grupo de amigos, no trabalho, enfim, no mundo.
A crisma é um sacramento que encerra a catequese de iniciação cristã e envia o crismado/confirmado para a missão. E esta missão não pode ser oscilante, como lâmpada que ora se acende e ora se apaga. Temos o compromisso com nosso Deus de manter acesa esta luz, lembrando que ela não é individualista, esta missão não é para mim, é para a comunidade, para o mundo.
Temos ainda o compromisso de ajudar a construir um mundo melhor, nesse sentido posso viver o trabalho nas pastorais, catequese, grupos de jovens, liturgia, mas também há muito espaço para viver a missão nos ambientes (casa, escola, trabalho...).
Conforme indica o documento Catequese Renovada tem o cristão o dever de ajudar a construir um mundo diferente, viver na família o amor e o serviço ao próximo, a não passividade diante das injustiças, problemas sociais e econômicos; praticar a solidariedade; posicionar-se contra a escravidão dos vícios (drogas, álcool, ....); promover a paz; ser responsável; ser coerente na fé; praticar as exigências da nossa religião.
Com a maturidade na fé (crisma = sacramento da maturidade da fé) devemos ter atitudes de cristão e testemunhar nossa fé em atitudes concretas e comprometidas com a defesa da vida.
Você crismando, após a confirmação, será responsável por uma Igreja viva e renovada e por um mundo mais justo e fraterno. Não fuja a suas obrigações.

Por: Janice Alves

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Aos ignorantes resta-lhes apenas mostrar que nada entendem! Paz e bem!

      Excluir
    2. Meus Irmãos anônimos!
      Saúde e Paz!
      Como cristão, não entendi o KKkkkK , e nem o chamamento de "ignorantes e desentendidos". Se for chacota, sugiro que façam uma revisão de vida em Cristo e com Cristo, o cristão mais e mais os nada sabem.
      Sempre em Cristo!

      Excluir
  2. Belo comentário afinal estamos neste mundo para também amar uns aos outros como jesus nos amou e ama *.*

    ResponderExcluir
  3. Muitos se dizem sábios criticando, porém, no momento das adversidades são os primeiros a procurá-lo

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto Janine, estou perto de me crismar e seu texto me ajudou a compreender melhor a missão do cristão crismado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto Janine, estou perto de me crismar e seu texto me ajudou a compreender melhor a missão do cristão crismado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. sou catequista de crisma amei o texto, se todos os crismado seguisse essa três exigências 90% dos crismado estariam dentro da igreja. parabéns pelo texto...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo texto contribuiu para minha pregação!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo texto contribuiu para minha pregação!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto ! compreendi e usarei como parte de material de catequese ! Deus abençoe !

    O que nos faz entender as coisas desse mundo é o Espirito Santo de Deus, nós não pertencemos a este mundo ! Que sejamos agraciados pelos Dons do Espirito Santo !

    ResponderExcluir
  10. Parabéns! Muito bom o texto, também vou usar no meu encontro da catequese

    ResponderExcluir